Residência FM136

Conceito Sustentável São Paulo | SP

A Residência Conceito FM136 foi desenvolvida em parceria com o arquiteto Miguel Aflalo com o objetivo de conseguir a certificação máxima, PLATINA do selo GBC Brasil; LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Até o momento de início de obras, em fevereiro de 2021, constavam poucas obras com a certificação máxima, todas afastadas dos centros urbanos.

A FM136 tem como objetivo quebrar este paradigma. Localizada entre os bairros Jardins, Itaim Bibi e Vila Nova Conceição, a residência está a poucos metros do Parque do Ibirapuera. Contudo, a localização privilegiada impõe restrições de tombamento e um alto adensamento que representa um desafio as soluções de sustentabilidade.

As alternativas usadas para pontuar na classificação de projeto LEED, foram discutidas desde o início como premissa de projeto. Entre as que se destacam são; estrutura em madeira, materiais de obra com certificação ambiental, sistema de captação 10.000L de águas pluviais para reuso, captação de energia fotovoltaica com devolução do excedente para a rede pública, fachadas ventiladas para redução da incidência térmica do sol, entre outras soluções para validação do projeto dentro das condições ideais da sustentabilidade.

Detalhes Técnicos
Desenvolvimento JAA + Miguel Aflalo Área Construída 460 m²
Projeto 2019 - 2021 Obra CPA Engenharia
Estrutura Concreto Alleoni Engenharia Fundação Apoio
Estrutura Madeira ITA Engenharia Hidráulica Fluxus
Elétrica RB Engenharia Paisagismo Daniel Nunes

Desde 2005, JAA Arquitetos
® Todos os direitos reservados